Planejar, gerenciar e monitorar. Estes são princípios fundamentais utilizados no Planejamento Estratégico. É ele que orienta as empresas na tomada de decisões para que possam distribuir seus recursos num período que está por vir.
Esse é uma ferramenta que deve ser aplicada por qualquer empresa, independentemente de seu tamanho ou segmento. Os negócios precisam se desenvolver e atingir objetivos e, para tal, é necessário se organizar e elaborar um plano de ação que seja bem trabalhado, envolvendo todos os níveis da empresa.
Se você não sabe para onde quer ir, qualquer lugar serve!
Planejar é elaborar um plano para alcançar certo objetivo. Ou seja, diz respeito ao processo de criação e execução de uma estratégia para alcançar algo desejado pela organização.
Neste sentido, o Planejamento Estratégico alinha as seguintes questões:
1. Onde a organização está?
2. Onde ela quer chegar?
3. Como fazer para chegar lá?
Sem este alinhamento, a empresa não sabe a sua posição no mercado, onde deseja chegar e como chegar. Sendo assim, visualizar todo o negócio e encontrar suas forças, se torna uma tarefa complexa e trabalhosa.
Pense que, sem uma empresa conhecer seus diferenciais, oportunidades e ameaças do mercado, definir estratégias passa a ser um achismo que raramente é bem sucedido.
Por que toda empresa precisa de um planejamento?
É notório que a falta de planejamento torna difícil a conquista de objetivos, pois a empresa fica perdida no mercado, sem um posicionamento definido e qual caminho trilhar.
Com isso, o planejamento estratégico contribui para os negócios descobrirem as melhores formas para atingirem seus objetivos.
Além destas vantagens, é uma ótima forma de engajar as pessoas da empresa, fazendo com que trabalhem focadas num mesmo objetivo.
Com os valores da empresa claros para todos, assim como as metas a serem alcançadas, é mais simples que todos colaborem, criando um ambiente onde eles se sintam responsáveis.
Como elaborar um planejamento estratégico?
Se faz necessário cumprir algumas etapas, que são:
1 - Diagnóstico
O primeiro passo é a Análise SWOT, que contempla olhar para dentro e fora da empresa, analisando suas forças, fraquezas, oportunidades e ameaças.
Este diagnóstico analisa o contexto interno e externo em que a empresa está inserida e, desta forma, dará mais clareza para definir as ações mais adequadas para alcançar os objetivos.
2 – Direcionadores Estratégicos
Para um negócio ser competitivo, ele precisa ter uma Missão, Visão e Valores bem alinhados e que sejam reconhecidos pelos colaboradores e clientes. Esta é cultura da empresa e que irá nortear as tomadas de decisões e as diretrizes estratégicas.
A Missão é a razão pela qual o negócio existe, a Visão é onde se deseja chegar e os Valores são os princípios que orientam a cultura da empresa.
Uma vez construídos, os Direcionadores Estratégicos devem ser a todo momento reforçados para garantir com que eles contemplem todo o negócio.
3 – Indicadores de Desempenho
O que não se mede não se gerencia.
Provavelmente você já ouviu esta frase e ela representa a necessidade de se adotar métricas para se avaliar todo o negócio. Os indicadores de desempenho precisam envolver toda a organização, contemplando o setor de marketing, vendas, recursos humanos etc.
O comprometimento de todos é muito importante no planejamento estratégico, desta forma cada departamento deve ter as suas metas. Sendo assim, os indicadores acompanharão o desempenho das metas pessoais, por departamento e, por fim, de todo o negócio.
É importantíssimo que todos os colaboradores conheçam as metas e os indicadores. Sendo assim, cada um saberá o seu papel para que o negócio alcance os seus objetivos.
4 - Plano de ação
Chegando nesse ponto, a empresa já sabe onde está e aonde quer chegar. Agora é o momento de partir para a ação!
O plano de ação é uma sequência cronológica de ações necessárias para atingir um certo objetivo, alinhando quais serão os respectivos responsáveis e que viabiliza conquistar as metas e objetivos definidos.
Quer dizer que é o momento de definir quais atitudes serão tomadas e delegar quem vai executar cada tarefa. Como nem todas as ações podem ser prioridade, é importante selecionar as ações para que elas aconteçam por ordem de importância.
5 - Monitoramento e Controle
Nesta que é a última etapa do planejamento estratégico, defina uma periodicidade de reuniões para que as áreas da empresa possam se encontrar, apresentar e debater os resultados alcançados.
Geralmente esse encontro é semanal e, desta forma, o ideal é abordar o que aconteceu na semana anterior e alinhar os próximos passos.
Periodicamente também é importante reunir os gestores para revisar e redefinir a Análise SWOT, as metas e o plano de ação. O mercado é dinâmico e é preciso de adequar a todo momento.
Conclusão
Como você viu o Planejamento Estratégico é importantíssimo para todo tipo de negócio!
Aqui pela Simas Consultoria desenvolvemos este trabalho, onde apoiamos empresários e gestores nesta atividade tanto no desenvolvimento como no acompanhamento, para que a efetiva prática possa ser ajustada de acordo com as necessidades da empresa.
Fale conosco:
21 98487-9195 (Whatsapp)
Clique abaixo e acompanhe as nossas mídias sociais:
Instagram @simasconsultoriarh
Linkedin @simasconsultoria
Comments